Freedom is a state of mind

Freedom-is-a-state-of-mindHallo! 🙂

No post anterior, convidei as pessoas a refletir sobre o que lhes traz felicidade e sobre o que estão fazendo, de fato, para serem felizes. Na minha opinião, essa reflexão é a mais difícil, pois, muitas vezes “compramos” as definições alheias de felicidade e as vivemos como nossas (o consumismo é um produto da versão capitalista de felicidade, por exemplo).

Contudo, essa autoanálise é a apenas a primeira de muitas. Assim como em qualquer projeto, iniciamos com um tema, depois estabelecemos objetivos e, então, precisamos considerar todos os fatores que podem nos levar ao sucesso ou ao fracasso nessa caminhada. Pensamos em estratégias, avaliamos riscos e oportunidades, para, então, agir. Não é diferente em um projeto pessoal.

Por um longo tempo, achei que meu objetivo de vida era prover uma vida melhor pra minha família. E, em algum momento, percebi que não poderia nem deveria carregar todo esse fardo sozinha, já que a felicidade alheia deve ser parte da nossa conduta e pode nos trazer muita satisfação, mas não é um objetivo de vida em si.

Por sua vez, quando tive como objetivo de vida o sucesso, busquei ser excelente em tudo, ainda que a cobrança fosse mais interior do que exterior. Em grande parte, isso foi algo muito bom para mim, pois conquistei muitas coisas com as quais muita gente diria que eu sequer deveria ousar sonhar. Mas, isso me agregou a pressão de superar expectativas, de concluir tarefas, de ser a melhor, mesmo quando eu não queria ou não podia. Desconhecendo meus limites, voei mais alto, mas também me exauri e me machuquei.

Por ser apaixonada por viagens, cheguei a cogitar a ideia de que meu objetivo de vida seria viajar por todo o mundo, como uma Nômade Digital, algo que não deixa de ser um estilo de vida maravilhoso, mas que ainda não define, para mim, o querer de uma vida toda.

Pensei, pensei, pensei e cheguei a conclusão de que, para mim, ser feliz é ser livre, amar e ser amada de forma verdadeira pelo que sou e ter a oportunidade de aprender sempre: sobre lugares, pessoas, coisas. E, então, o Conhecimento se tornou meu objetivo de vida, pois é parte essencial do que sou: uma eterna aprendiz… curiosa, inquieta, profunda e extensa em meus quereres e interesses.

E o motivo de eu falar sobre tudo isso antes de contar como vim parar aqui na Alemanha é mostrar que grandes decisões não devem ser tomadas de uma hora para outra, mas, também não podemos deixar de tomá-las.

Pessoas à nossa volta, principalmente as que estão conectadas a nós apenas pelo que veem na internet, têm a tendência de analisar o que postamos de forma extrema, seja “floreando” a realidade seja “botando” defeito e dificuldade em tudo. E o que quero mostrar aqui é que os caminhos não são sempre lineares ou glamourosos como gostaríamos, mas que, nem por isso, precisamos deixar de percorrê-los.

Para concluir, uma breve reflexão sobre essa imagem do post, que, a propósito, tenho tatuada nas minhas costas: Se “Freedom is a state of mind“, qual é o seu “state of mind” neste momento?

Um comentário em “Freedom is a state of mind

  1. A dosagem do que queremos, do que é certo, das nossas expectativas para nós mesmos e dos outros para com a gente, o que realmente importa é até onde vale a pena continuar ou não na inércia, pode ser o começo de uma equação para o que realmente é felicidade. Como vc disse, a felicidade é diferente para cada um! …. Não deixe de atualizar com frequência seu blog, menina! Seu blog está escrito de uma maneira tão agradável e de um modo tão bacana que parece um bate papo e não uma leitura qualquer. Ansiosa pelos próximos posts! Um beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s